4 de ago. de 2012

IGREJA EM OBRAS





Já a algum tempo Deus tem nós levado a estar mais envolvidos com obras sociais, e isso tem trazido para nós um renovo espiritual como Igreja e tem nos feito enxergar a importância de ajudar pessoas que precisam independente se as conhecemos ou não.

Pensando nisso senti a necessidade de escrever esse artigo assim podemos coprender um pouco mais sobre o assunto.

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes .Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. Mateus 25:31-46

Quantas vezes já ouvimos este mesmo texto em pregações estudos e orações? A resposta é varias, mais será que temos compreendido estas palavras? Se compararmos com a realidade das igrejas no Brasil o que vemos é exatamente o contrario, sem querer generalizar, graças a Deus ainda existem Igrejas preocupadas em servir. 

Mais o que vivenciamos hoje são igrejas preocupadas com números e status, ocupadas com campanhas sem fim e programas de TV para divulgar sua placa e seus “milagres”. Milhões são gastos todos os meses para manter toda uma estrutura de marketing e tudo isso pago com a lã e a gordura das ovelhas.  Alguns podem dizer: mais os milagres e as curas são o mais importante na Igreja e precisão ser divulgados. 

Veja o que Jesus fala em Mateus 7:21-23

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará, no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:21-23

Milagres, curas e profecias são evidencias do Espírito Santo em nós e eles têm o seu lugar na Igreja, mais não são tudo. O texto acima nos mostra que a vontade se Deus envolve muito mais. Da mesma forma que a  graça de Deus é vista dentro da igreja, deve também ser praticada além das paredes do templo.

 
O evangelismo e as obras

Não há como evangelizar sem obras e nem fazer obras sem evangelismo. Como falar da graça e do amor de Deus e não demonstrar isso na prática?

As vezes somos tão “espirituais e religiosos” que não percebamos que as pessoas também tem necessidades físicas, alem de ouvir elas precisão experimentar esse amor. Deus não irá descer do seu trono de glória para atender as necessidades das pessoas, mais Ele o faz através de nós ( Igreja ) e não falo só de comida, as vezes alem de uma palavra ou uma oração, as pessoas também precisam de um abraço, uma visita uma companhia para conversar. 

Veja o que a Bíblia diz sobre fé sem obras.

De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Tiago 2:14-17

Por outro lado obras sem evangelismo são apenas obras, atenderam apenas uma necessidade momentânea e não apontam para as coisas eternas de Deus.

Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. Colossenses 3:17

Creio que essa é a vontade de Deus, quando vemos a Igreja resgatando pessoas das drogas, tirando crianças das ruas, levando esperança e dignidade a pessoas abandonadas pela sociedade, entrando em presídios, hospitais, asilos, demonstrando a graça e o amor de Deus, esse é o evangelho que Jesus nos mandou pregar.

E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Marcos 16:15

Felizmente ainda existem pessoas que Deus escolheu e que nesse momento estão nos lugares mais distintos do mundo, alguns correndo risco de morte a todo instante, alguns deixaram sua casa e seu conforto para levar o amor de Deus em presídios favelas abrigos aos que necessitam, abrindo mão das suas vidas para que outros possam viver.

Precisamos entender que Igreja não é só um ajuntamento de pessoas que oram, louvam e aprendem sobre Deus, é tudo isso e muito mais. Jesus nos deu o maior exemplo de todos, servindo até a morte e com a morte a todos nós, sejamos seus imitadores e "mãos a obra".

A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. Tiago 1:27


Hélio A. Souza - blogjcv

Nenhum comentário:

Postar um comentário